Aberta Consulta Pública do PENSAARP 2030

O Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030), do qual a ADENE integra a comissão consultiva, está em consulta pública até 12 de maio.

O PENSAARP 2030 é o instrumento orientador das políticas para o ciclo urbano da água e da sua articulação com políticas setoriais relacionadas, como a eficiência hídrica nos edifícios e redes prediais, e o nexus entre água e energia. O Plano estabelece 4 objetivos estratégicos globais e 20 objetivos específicos (incluindo eficiência hídrica, eficiência energética e descarbonização), com 3 níveis de importância e prioridade relativas.

Para a concretização destes objetivos, o PENSAARP define 70 medidas, que incluem, por exemplo, a redução de perdas de água nos sistemas de abastecimento, a melhoria da macro e micromedição de água de abastecimento, a melhoria da eficiência hídrica das instalações domésticas, não domésticas e outros usos urbanos, medidas de melhoria da eficiência energética dos sistemas (grandes consumidores) e reforço da produção de energia renovável para autoconsumo.

A ADENE desenvolveu, em 2020, a sessão participativa “Que perspetivas do lado do consumo: edifícios e redes prediais?”. Da forte participação do Ecossistema AQUA+ neste processo, resultaram propostas de medidas e indicadores de eficiência hídrica, muitas delas integradas no Plano.

Para melhor compreensão sobre o Plano, faça uma visita guiada ao Plano, disponibiliza pela LIS-Water, com textos sintéticos sobre cada um dos 20 objetivos, a publicar ao longo de abril e maio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Para mais informações contacte:
ADENE – Agência para a Energia
Av. 5 de Outubro, 208 – 2º Piso, 1050-065 Lisboa – Portugal 
Tel.: (+351) 214 722 800
Email: aquamais@adene.pt