AQUA+ Hotéis apresentado no Ciclo de Webinars de Turismo Sustentável

webinars Turismo Sustentável

O Turismo de Portugal e os seus parceiros: Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), Universidade Nova de Lisboa, Conselho Nacional da Indústria do Golfe (CNIG), Federação Portuguesa de Golfe e Travel Without Plastic, organizaram o ciclo de webinars do projeto Turismo Sustentável: um melhor destino para [com] todos, financiado pelo Fundo Ambiental.

A ADENE participou na sessão “Construção sustentável em empreendimentos turísticos”, organizada pela NOVA School of Science & Technology (NOVA) e pelo Turismo de Portugal, com uma apresentação sobre o “Contributo do sistema AQUA+ Hotéis para a eficiência hídrica dos empreendimentos turísticos”. Este webinar, que decorreu no dia 25 de fevereiro de 2021, contou com cerca de 176 participantes.

 

Leonor Picão, do Turismo de Portugal, deu início ao webinar, que prosseguiu com apresentações de Paulina Faria e Graça Martinho sobre o questionário realizado pela NOVA aos empreendimentos turísticos em Portugal e de Luís Baltazar e Paulina Faria que se focaram nas medidas de otimização energética e de conforto em empreendimentos turísticos e no guia de medidas de sustentabilidade desenvolvido pela NOVA, tendo sido relevada a importância da aplicação de medidas de eficiência na fase de projeto, por haver uma maior facilidade de intervenção.

Patrícia Malta Dias, gestora do sistema AQUA+ na ADENE, apresentou o AQUA+ Hotéis, cuja metodologia se encontra atualmente em desenvolvimento, focando a sua intervenção nos resultados obtidos até então com a aplicação da metodologia aos hotéis piloto.

O AQUA+ Hotéis é um sistema voluntário, aplicável a todas as tipologias de hotéis, desde hotéis a aparthotéis e alojamentos locais, em todas as suas fases de vida (projeto, construção, em uso e reabilitação). A metodologia foi validada por diversas entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional: Filotipo, ISQ, Itecons e Universidade do Algarve, e aplicada a diversos hotéis piloto, incluindo Hotéis de Aplicação do Turismo de Portugal e do NEST. Entre os pilotos estão:

Piloto AQUA+ Hotéis Setúbal Piloto AQUA+ Hotéis Grupo Pestana
Piloto AQUA+ Hotéis Lisboa Piloto AQUA+ Hotéis Algarve
Piloto AQUA+ Hotéis Dona Inês Piloto AQUA+ Hotéis Ombria
Piloto AQUA+ Hotéis Qta das Lágrimas Piloto AQUA+ Hotéis Real Marina Olhão
Piloto AQUA+ Hotéis Porto Piloto AQUA+ Hotéis Tryp Coimbra

Se, tal como estes hotéis, está na vanguarda da sustentabilidade, e quer fazer parte dos pilotos, contacte-nos através de aquamais@adene.pt!

Veja ou reveja as apresentações completas:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email