AQUA+ foi tema central no webinar eficiência hídrica nos edifícios

webinar eficiencia hidrica

O AQUA+ foi o tema central do Webinar de Eficiência Hídrica nos Edifícios – Novo Referencial AQUA+, organizado pela APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

Esta sessão teve como objetivo dar a conhecer a metodologia AQUA+, em particular o potencial de poupança que resulta da sua aplicação, bem como as novas oportunidades profissionais que daí surgem. A sessão, que decorreu online no dia 23 de novembro, contou com cerca de 70 participantes.

Após a apresentação do sistema AQUA+, por Patrícia Malta Dias, gestora do AQUA+ da ADENE, seguiu-se um momento de debate que contou com a presença de João Pedro Rodrigues, Presidente do Colégio de Ambiente da Ordem dos Engenheiros, João Sousa, Presidente do Colégio de Mecânica da Ordem dos Engenheiros Técnicos, Manuel Duarte Pinheiro, professor do Instituto Superior Técnico e responsável pelo Sistema LiderA e Filipa Newton, coordenadora da Área de Novos Sistemas da ADENE, e moderação de Ana Luísa Cabrita, Vice-Presidente da APEA.

Foram debatidos os incentivos e medidas a ser desenvolvidos para aumentar a aderência deste sistema ao mercado, a interligação do AQUA+ com sistemas mais abrangentes (e.g. LEED, BREEAM, LiderA) e as novas oportunidades profissionais que o AQUA+ reserva e como as Ordens vêem  esta profissionalização (profissionais AQUA+) e como a integram.

A ADENE continuará a participar neste tipo de sessões, que contribuem para a divulgação do sistema e para a identificação de oportunidades de melhoria do AQUA+ e da sua oferta formativa.

Pode ver o vídeo da sessão AQUI!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email