O artigo “Water-Energy Nexus: Contribution of Water Efficiency in Buildings to Primary Energy Savings” de Vanessa Faia, Filipa Newton, Patrícia Malta Dias e Mariana Simões que incide sobre o contributo de medidas de eficiência hídrica na descarbonização do setor das águas e águas residuais foi apresentado na Conferência CEES 2023 a 29 de Junho, no Funchal.
As estimativas de poupança foram calculadas com base nos dados de poupança das auditorias AQUA+ Residencial realizadas entre 2020 e 2022. Os resultados revelam que a aplicação das medidas de melhoria propostas pelo AQUA+ se pode traduzir numa poupança de 218 milhões de litros de água por ano em Portugal Continental. Toda esta água poupada reduz as necessidades de as entidades gestoras captarem, tratarem e distribuírem água e leva, consequentemente, a que estas reduzam as suas necessidades de energia em cerca de 18%. A energia poupada com recurso a medidas de eficiência hídrica nos edifícios residenciais é suficiente para suprir 26% das necessidades de consumo de energia do Grupo AdP, o maior consumidor público de energia elétrica.
A eficiência hídrica nos edifícios contribui, assim, para atingir 50% da meta de redução de emissões de gases com efeito de estufa para o setor das águas e águas residuais estabelecida no PNEC2030.