AQUA+, da ADENE, é ferramenta indispensável ao projeto WATTer Skills e ao cumprimento dos objetivos nacionais de eficiência hídrica

AQUA+ na conferência WATTer Skills

O projeto WATTer Skills tem como principais objetivos desenvolver, implementar e propor a formação e desenvolvimento de competências de eficiência hídrica e do nexus água-energia aos profissionais dos setores da construção e reabilitação de edifícios, por via de um currículo sedimentado num quadro de qualificação e esquema de acreditação comuns a toda a Europa.

A Conferência de fecho do projeto WATTer Skills, que decorreu em dezembro, pôs fim ao desenvolvimento do projeto, co-financiado pelo programa ERASMUS+, ao mesmo tempo que marcou o início da sua operacionalização.

O WATTer Skills tem agora como foco, a criação de bases para a formação e mobilidade europeia dos dois novos perfis profissionais – Técnico de Eficiência Hídrica e Especialista de Eficiência Hídrica – e implementação dos respetivos cursos de formação, bem como a sua inclusão nos Catálogos Nacionais de Qualificações.

A criação destas novas qualificações é uma necessidade urgente face à obrigatoriedade de melhorar a eficiência hídrica dos edifícios, como forma de serem alcançadas as metas exigentes de redução de consumos nos edifícios e de descarbonização.

Durante a conferência de dezembro, Filipa Newton, Coordenadora de Novos Sistemas da ADENE, destacou a pertinência do projeto dedicado à eficiência hídrica, afirmando que «o WATTer Skills é um projeto muito importante para a ADENE e para o país. O Plano de Recuperação para a Europa vem aí, com 30% dos fundos reservados para a luta contra as alterações climáticas, a maior percentagem de sempre do orçamento europeu, tendo a eficiência hídrica um papel determinante neste objetivo e também na nossa adaptação e resiliência. É uma ótima oportunidade para olharmos para estes profissionais e melhorarmos a nossa capacidade de adaptação».

O AQUA+ e o WATTer Skills constituem ferramentas indispensáveis para os objetivos de eficiência hídrica nacionais, e dadas as sinergias existentes entre os seus módulos de formação, as duas qualificações poderão ser vistas como complementares.

Mais informação sobre a conferência pode ser consultada AQUI.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email